Segue o plano de volta ao mundo de carro que estamos montando. Em suma, ele é quase um índice para outros artigos que vão tentar detalhar nossa expedição nômade.
Esse plano está sendo sempre atualizado, salve no favoritos e acompanhe!
Portanto, aqui vamos detalhar como estamos planejando o trabalho, o uso de dinheiro, o acesso à Internet, o carro, documentos e permissões, seguros, estadias, roupas, equipamentos e os roteiros desse grande projeto.
Como vamos ganhar dinheiro?
Antes de mais nada, viva o trabalho remoto! Continuaremos a trabalhar normalmente, a diferença é que a cada semana estaremos em um local diferente. Além do trabalho “normal”, testaremos algumas coisas paralelas para complementar a renda, como este blog com links patrocinados, fotos e pequenos vídeos em banco de imagens, uma lojinha de drop shipping com nossa marca e utilitários e um vlog no Youtube.
Como durante a semana não vamos pegar estrada, estamos otimizando o tempo para conseguir tocar essas coisas paralelas fora do horário do trabalho “normal”. A Captação de imagens e vídeos é sempre melhor no início e final do dia, as edições e formatações de conteúdos vão ser feitas por terceiros.
Como gastar?
É uma boa ideia levar um pouco de moeda local antes de viajar, já que muitas vezes é mais fácil fazer compras com moeda local do que com dólares ou outras moedas estrangeiras. Além disso, muitos países exigem que você pague em moeda local.
Usar um cartão de crédito ou débito durante sua viagem pelo mundo, é importante informar seu banco antes de viajar. Isso ajudará a evitar que o banco bloqueie sua conta devido a atividade suspeita de compras internacionais. Além disso, é importante verificar se o seu cartão é aceito em todos os lugares que você planeja visitar e se há taxas adicionais para usá-lo fora do país.
- Verificamos as taxas associadas ao uso de cartões de crédito ou débito fora do país e as comparamos com as taxas de câmbio de dinheiro. Usamos o app do Western Union para consulta e transferência, as taxas e câmbio normalmente são melhores.
- Sempre carregamos uma quantidade razoável de dinheiro local para emergências ou situações em que o cartão não possa ser usado.
- Usamos cartões de crédito ou débito com precaução e evitamos sacar grandes quantias de dinheiro em caixas eletrônicos.
- Informamos nosso banco sobre nossa viagem internacional para evitar problemas com transações internacionais.
- Mantemos um registro de todas as transações com cartão e dinheiro para ajudar a monitorar nossas despesas durante a viagem.
Acesso à Internet
Pela nossa pesquisa, temos algumas opções como comprar chips em cada região, usar eSim, que são chips virtuais e até mesmo carregar uma antena da Starlink para Viagem. Tudo vai depender dos custos. A vantagem da Starlink é ter internet nos locais mais ermos, mas tem a desvantagem de talvez ter que carregar uma bateria e placas solares portáteis.
A Escolha do Carro
Essa foi uma escolha difícil entre um carro simples e robusto ou um carro mais tecnológico e seguro. Acabamos optando pelo Jeep Renegade por ter mais concessionárias e ter mais recursos de segurança como mais airbags, detecção de colisão, de mudança de pista e cansaço do motorista, além de maior conforto. A outra opção era um Suzuki Jimny Sierra, mas a versão que chega no Brasil, além de mais cara, vem praticamente pelada.
Permissões e Fronteiras
De kits de primeiros socorros até documentos e licenças médicas, cada país tem suas regras e temos que nos adequar a todas. São tantas burocracias que vamos colocar isso em artigos a parte de acordo com cada destino.
Seguros e segurança
Ter seguro de vida, do carro e de viagem. Além dos kits de emergência médica exigidos em vários países.
Dormir
No carro, em casa de amigos, em camping, hostels ou hotéis.
Comida
Como economizar e ainda assim comer comidas típicas de cada local.
Roupas
Poucas peças casuais para todos os climas.
Equipamentos e gadget
Equipamento de fotografia, notebook, starlink, carregador solar, powerbank, kit de ferramentas carro, fogareiro, garrafas térmicas.
Roteiros e Etapas
O objetivo não é chegar ao destinos o mais rápido possível. Inicialmente, a ideia é viajar um dia e ficar parado por mais ou menos 3 dias trabalhando e conhecendo cada lugar. Nesse sentido, sem pressa.
1 – Brasil ao Ushuaia
2 – Ushuaia à Colombia
3 – América Central ao Alaska
4 – Alaska à Orlando
Outras etapas: Europa, África, Ásia e Oceania, Nordeste Brasileiro
Conclusão
Por fim, esse plano contém o que planejamos e o que realmente vai acontecendo. A expectativa e a realidade. No momento que cada pedaço for se desenrolando, vamos atualizando esse artigo. Acompanhe!